sexta-feira, 12 de maio de 2023

ROTEIRO DE PLANTAÇÃO DE VIDAS

 Texto: “ – Não dizeis: Ainda há quatro meses para a ceifa? Eu vos digo: Erguei os vossos olhos, e vede os campos! Já estão branco para a ceifa.” (João 4:35)

“ – E digo isto: O que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia com fartura, com fartura também ceifará.” (2 Coríntios 9:6)
“ – Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” (Mateus 28:19,20)

INTRODUÇÃO
Um provérbio chinês nos lembra :
“se sua visão é para um ano, plante trigo;
se sua visão é para uma década, plante árvores; se sua visão é para toda a vida, plante pessoas”.
 Desde 2010, quando iniciamos a plantação da Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo, discernimos que nosso maior desafio seria “plantar pessoas”. Para alcança este desafio, seguindo orientação do Senhor, elaboramos um roteiro cujas linhas mestras seguem abaixo...

1º PARTE
1| PONTO DE PARTIDA
Duas grandes ordens de Jesus norteiam toda a nossa dinâmica comunitária:
1. Um grande mandamento:
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mt 22:37-40)

a) Amar a Deus de todo coração = ADORAÇÃO
b) Amar ao próximo como a si mesmo = MINISTÉRIO
2. Uma grande comissão:
 “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, por tanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco até a consumação do século” (Mt 28:18-20)
a) Ir e fazer discípulos de todas as nações= EVANGELIZAÇÃO
b) Batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo= COMUNHÃO
c) Ensinando-os a guardar todas as coisas ordenadas= DISCIPULADO
2| VISÃO
Trazer pessoas a Jesus e à membresia de Sua família vivenciada nos pequenos grupos familiares, capacitando-as a exercerem seus ministérios específicos, no poder do Espírito Santo, e a comunicarem relacionalmente Seu evangelho ao mundo para a glorificação do Pai.
Trazer pessoas a Jesus – evangelização
E a membresia da Sua família nos pequenos grupos (P.G.s) – comunhão
Capacitando-as a exercerem seus ministérios específicos – serviço
E a comunicarem relacionalmente Seu evangelho – discipulado
Para a glorificação do Pai – adoração

3| MISSÃO

Existimos para comunicar o amor de Deus através de relacionamentos (Evangelização de Rede)

4| VALORES

1. Adorar – celebrando a presença de Deus “Engrandecei o Senhor comigo e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Sl 34:3)
2. Comungar – integrando a família de Deus “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da de Deus” (Ef 2:19)
3. Discipular – educando o povo de Deus “Ide e fazei discípulos de todas as nações..... ensinando-os a guardar todas coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28:20)
4. Servir – demonstrando o amor de Deus “Nisto conhecerão  todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:35)
5. Evangelizar (Dar Testemunho) – proclamando a salvação de Deus “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8)
5| PROCESSO BÍBLICO - I Pe 2.1-9

A IGREJA APOSTÓLICA BATISTA TESTEMUNHAS DE CRISTO É UMA CASA ESPIRITUAL (v. 5)
1. AlicerceJesus Cristo = Pedra Viva (v. 4a)
Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa...” (v. 6)
2. Tijoloscrentes em Jesus = pedras vivas
“... Vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual” (v. 5)
3. Construção:
a) Assentamento dos tijolos: crença em Jesus como Salvador e Senhor
“Quem crer na Pedra não será envergonhado” (v. 6) “.... Crianças recém-nascidas” (v. 2)
“... experiência de que o Senhor é bondoso” (v. 3)

b) Colunas: Palavra = “desejai o genuíno leite para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (v. 2) Oração = “chegando-vos para Ele, a Pedra...” (v. 4)

4. Objetivo:
a) Adorar: “Sois casa espiritual para serdes sacerdócio santo....” (v. 5); “Sois sacerdócio real..” (v. 9)
b) Evangelizar: “Sois casa espiritual.... a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (v. 9)
c) Comungar: “Vós que antes não éreis povo, mas, agora, sois povo de
Deus” (v. 10)

6| PROCESSO COTIDIANO
A IGREJA APOSTÓLICA BATISTA TESTEMUNHAS DE CRISTO EDIFICA VIDAS SEGUINDO ETAPAS ESPECÍFICAS E INTERLIGADAS
1. Multidão = pessoas sem igreja
2. Comunidade = frequentadores da igreja
3. Membresia = membros da igreja
4. Comprometidos = membros maduros da igreja
     5. Núcleo = líderes da igreja


2º PARTE
PLANTANDO IGREJAS
Plantar Igrejas – O que é?
“Plantar Igrejas” é uma expressão estranha; são duas palavras que de primeira parecem não combinar uma com a outra. Desperta uma imagem de alguém espetando pequenos edifícios no chão. Infelizmente, muitas vezes imaginamos uma Igreja como um edifício, algo estático, que não está vivo. Entretanto, a Bíblia vê a Igreja como um organismo vivo, dinâmico e em crescimento. No idioma original da Bíblia, a Igreja não é um edifício, e sim pessoas; uma “assembleia dos santos”. Se começarmos a ver a Igreja como uma célula – um organismo vivo capaz de crescer e de se reproduzir – torna-se muito mais fácil para os cristãos visualizarem a ideia de eles próprios plantarem Igrejas. De fato, até compreendermos que plantar ou começar uma Igreja é uma parte natural e normal do que significa ser discípulos de Jesus, os cristãos nunca serão capazes de cumprir o mandamento de Jesus de “fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:18-20).
Plantar Igrejas – Um Padrão Apostólico
A expressão “plantar Igrejas” não se encontra na Bíblia, mas é usada pelos cristãos para descrever o processo encontrado nas Escrituras mediante o qual as Igrejas começam. O Apóstolo Paulo é um excelente exemplo de um plantador de Igrejas. Se olharmos para os passos que ele percorreu para plantar Igrejas, observamos este padrão:
·            Ele orou, jejuou e foi guiado pelo Espírito Santo (Atos 13:1-2, 4; 16:6, 9)
·            Foi enviado por outro grupo de crentes (Atos 13:3)
·            Juntou-se a outros crentes (formou equipes) para originar Igrejas (Atos 13:2; 15:36-16:3-5)
·            A equipe viajava para locais novos onde Jesus não era conhecido (Atos 13:4, Romanos 15:20)
·            Proclamavam a Palavra de Deus e ensinavam as Boas Novas de Jesus (Atos 13:5; 14:21)
·            Faziam milagres para que as pessoas acreditassem (Atos 13:9-12; 14:8-10)
·            As pessoas acreditavam em Jesus (Atos 13:48)
·            A Palavra de Deus continuava a espalhar-se (Atos 13:49)
·            Viajavam para outro lugar novo para plantar mais Igrejas (Atos 14:1, 6, 20,21)
·            Regressavam para fortalecer e encorajar os discípulos em cada lugar (Atos 14:22)
·            Elegiam líderes em cada Igreja e os comprometiam ao Senhor (Atos 14:23)
·            Regressavam à sua Igreja original para relatar o seu trabalho (Atos 14:26-28)
Alguns aperfeiçoaram este processo de plantar igrejas ao identificarem cinco (5) áreas principais do seu ciclo ou continuidade: 1) oração e formar uma equipe eficaz; 2) evangelismo; 3) discipulado; 4) formação e envio de líderes; 5) cuidado vigilante enquanto o plantador da Igreja aconselha periodicamente a nova liderança. A base para plantar Igrejas de uma forma eficaz é confiar a nova Igreja ao cuidado de líderes locais o mais depressa possível, evitando assim uma dependência pouco saudável no plantador da Igreja.

Plantação de Igrejas – Já não temos igrejas suficientes?
Muitos resistem à ideia de plantar Igrejas por argumentarem que há muitos locais onde há praticamente uma Igreja em cada esquina. Outros dizem que já há demasiadas denominações.
Isso pode ser verdade numa determinada zona, mas devemos lembrar-lhes de que há imensas populações e grupos de pessoas por todo o mundo onde os grupos cristãos locais (Igrejas) são quase inexistentes. Devemos também recordar que, quando falamos em Igreja, não estamos falando de edifícios ou de expansão organizacional, mas sim de pequenos grupos de crentes, reunindo-se como casa (Pequenos Grupos e  Igrejas Domésticas) ou Igrejas simples. Essas Igrejas tornam-se parte do corpo de Cristo na sua vizinhança. Estudos revelam que plantar Igrejas é a maneira mais eficaz de ver frutos duradouros de evangelismo ao criar discípulos vitalícios do Senhor Jesus Cristo.



| CONCLUSÃO
A Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo é um sonho nascido no coração de Deus, transferido ao meu e ao de minha esposa por meio de sinais claros emitidos em oração, na Palavra (Atos 1:8) e através de diversas circunstâncias que deixaram-nos com a absoluta certeza de que, apesar das nossas limitações, Deus, em Cristo Jesus – Senhor da Igreja, haveria de edificar uma comunidade cristã que cresce: calorosa por meio do companheirismo, intensa por meio do discipulado através dos Pequenos Grupos, Igrejas Domésticas e discipulado um a um, forte por meio da adoração, ampla por meio do ministério, e numericamente por meio do evangelismo e do discipulado. Nossa convicção é que Jesus, o Bom Pastor, já tem as ovelhas preparadas  para integrar através da semente lançado no campo, esta que é uma das expressões do Seu aprisco – a Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo. Se você sente o Seu chamado para tornar este sonho uma realidade, junte-se a nós, conheça e reparta a visão para a honra e glória do Cristo!


“O Espírito do Senhor Jeová estará sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, e proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; e apregoar o ano aceitável do Senhor...” ( Isaías 61:1,2 a)

DEUS ABENÇOE!


Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo: Uma Igreja Cristã Evangélica Apostólica a serviço do Rei Jesus.
“ – Amamos a Deus, amamos as pessoas, e queremos anunciar o Seus Reino e levar a Sua justiça a todos."
Nossão Missão é: Discipular, Batizar e Ensinar (Mateus 28:19,20)                 
Nosso Tema é: Santidade, Oração, Adoração e Discipulado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário