quarta-feira, 10 de maio de 2023

JESUS - UMA DEFESA BÍBLICA DE SUA DIVINDADA


“Jesus Cristo” é tanto um nome como um título. O nome Jesus deriva da forma grega JESHUA ou JOSHUA, que significa “Jeová-Salvador” ou “ O Senhor Salva”.
O título Cristo deriva da palavra grega para MESSIAS ( ou no hebraico MACHIACH – Dn. 19:26) e significa  “ O Ungido”.
Duas funções, Rei e Sacerdote, estão envolvidas no uso do título Cristo. Esse título indica Jesus como sendo o sacerdote e rei prometidos nas profecias do Antigo Testamento.
A palavra grega traduzida centenas de vezes no Novo Testamento por “Deus” é “Theos”( correspondendo ao hebraico ELOHIM no A.T). Jesus é chamado por esse nome  várias vezes, para diferencia-lo dos falsos deuses.
O ponto em evidência é que os vários usos do título apontam para a verdade da Encarnação – Deus tornou-se homem. Se o termo “ Filho do homem” significa que Cristo é homem, o termo “ Filho de Deus”significa que Cristo é Deus.
Jesus foi chamado de primogênito (Cl 1:16)
Alguns ficam confusos com a palavra primogênito, pensando que deve significar “Primeiro Criado”. Isso implicaria Jesus ser apenas um ser criado, e não pré-existente, ou eterno,ou Deus.
“Primogênito”, porém, não indica “ o primeiro criado”.
Quando Paulo declarou que Cristo era o “primogênito de toda criação”(Cl 2:15), ele usou o termo grego PROTOTOKOS, que significa “herdeiro”, primeiro em categoria. Se quisesse dizer “primeiro – criado”o apóstolo usaria a palavra grega PROTOKTISTOS  ( Primeiro Criado). A Bíblia não afirma em parte alguma que Deus Criou Jesus.




A graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário