quarta-feira, 10 de maio de 2023

Pode as Mulheres no Ministério?

 O que a Bíblia diz sobre mulheres no Ministério?

As mulheres têm um lugar no ministério? Existe base bíblica para uma mulher estar em qualquer posição de autoridade na igreja? O que a Bíblia realmente diz sobre esta questão? Para compreender as intenções de Deus, devemos voltar para o início da criação de ver seu propósito original para homem e mulher.
“- Então Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).
“- Macho e fêmea os criou e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que eles foram criados” (Gênesis 5:2).
É interessante notar que Deus chamou homens e mulheres, “Adão”, no dia em que foram criados. Adam significa uma raça de ser, ou seja, homem ou ser humano. Adão e Eva foram criados por Deus com diferenças um do outro, mas juntos eles fizeram um “homem” completo ou um quadro completo do próprio Deus. Havia perfeição em sua união. Suas diferenças não eram uma fonte de discórdia ou desigualdade, Deus lhes deu a tarefa de supervisionar e governar Sua criação.
              “- E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se move sobre a terra “(Gênesis 1:28).
Veja que Deus deu a comissão acima para ambos. Não há nenhum indício de que havia qualquer diferença, mas a mesma autoridade entre o homem e a mulher naquele estado sem pecado. O que mudou as coisas? No próximos capítulos de Gênesis, vemos que o pecado entrou no coração de Adão e Eva. O resultado foi uma maldição temporária colocada sobre o homem e a mulher, o que afetaria toda a terra.
Esta maldição afetou todos os aspectos da criação, desde o solo da terra, infestando de ervas daninhas e espinhos, até as relações humanas.
Quando Eva comeu do fruto proibido e seduziu Adão para o pecado com ela, uma das consequências para as mulheres foi a perda de igualdade com os homens. Ela passaria a ser “governada por seu marido.” No entanto, quando Jesus veio como homem sem pecado e morreu como o Messias na cruz por nós, todas as coisas foram restauradas posicionalmente.
Na realidade, a restauração do homem (homens e mulheres) começou a acontecer naquele momento. As mulheres agora podem ser restauradas ao seu lugar original e plano que Deus tinha para todos os seus filhos. Embora não vemos todas as coisas restauradas neste momento, “legalmente” no reino espiritual, elas já foram. Adão foi o cabeça da primeira raça da humanidade, e Jesus é o cabeça da última raça dos filhos adotivos de Deus. Deus vê apenas duas raças – a raça adâmica (toda a humanidade natural) e seus filhos através de Jesus (todos os nascidos do Espírito) I Coríntios 15:21-22.
              Uma vez que nascemos no reino de Deus, tornamo-nos novas criaturas em Cristo. No espírito, não há “nem masculino nem feminino”. O Senhor olha o coração das pessoas, portanto, não discrimina o Seu amor e privilégios. As mulheres não são excluídas de qualquer uma das promessas de Deus, nem dos chamados simplesmente por causa de seu sexo.
 “ - Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, nem homem nem mulher: pois todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28
              O Senhor muitas vezes usa ambos os termos masculino e feminino para se referir a ambos os sexos. As mulheres também são chamadas a viver no “homem interior do coração” (1 Pedro 3:4)Tanto homens como mulheres na Igreja são referidos como “a noiva de Cristo”. Deus possui ambas as personalidades, tanto masculino como feminino. O coração da mãe de Jesus ficou evidente quando ele orou sobre Jerusalém.
              “ - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados!, Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37).
              Talvez você esteja pensando que, embora tenhamos estabelecido uma base bíblica para personalidade masculina e feminina em Cristo, alguns versículos do Novo Testamento ainda parecem proibir as mulheres de assumir posições no ministério da Igreja. Vamos examinar estes versículos para a verdadeira interpretação:
              “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas, pois não lhes é permitido falar, mas eles são ordenados a estar sob obediência, como também ordena a lei” (1 Coríntios 14:34).
             “ - A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. Mas eu não permito que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o homem, mas que esteja em silêncio” (1 Timóteo 2:11-12).
              Nesses versículos, Paulo não poderia estar abordando as mulheres que estavam no ministério, mas sim as da congregação que estavam fora de ordem. Como sabemos isso? Temos muitas provas, veja esta lista parcial de mulheres que estavam todas em posições de influência da liderança na igreja primitiva:
Febe (Romanos 16:1-2): Esta mulher era uma diaconisa da igreja em Cencréia, que era querida de Paulo e muitos outros cristãos pela a ajuda que ela deu a eles. Ela assumiu uma importante posição de liderança. Seria muito difícil para ela cumprir seu serviço sem nunca falar na igreja!
Priscila (Atos 18:26): Priscila e seu marido Áquila são frequentemente mencionados com grande respeito por Paulo. Juntos, eles eram pastores de uma igreja em Éfeso, e foram responsáveis por ensinar o evangelho completo de Apolo. Sabemos que ambos ensinaram a Apolo, e pastorearam a igreja juntos. Vemos aqui uma mulher em uma posição muito importante ensinando e pastoreando. (As outras referências a Priscila e Áquila são Atos 18:2, 18; Romanos 16:03 e I Coríntios 16:19).
Evódia e Síntique (Filipenses 4:2-3): Aqui vemos referência a duas mulheres que eram “companheiras de trabalho verdadeiro” e que trabalharam com Paulo no avanço do evangelho.
Júnia (Romanos 16:7): Neste versículo vemos Paulo enviando saudações a Andrônico e a Júnia, seus “companheiros de prisão”, que são dignas de nota entre os apóstolos. Júnia é um nome de mulher. Em algumas traduções modernas, um “s” foi adicionado (Júnias). No entanto, o fim próprio do sexo masculino teria sido “ius”, não “ias”. Nenhum comentarista da igreja anterior à Idade Média questionou que Júnia era tanto uma mulher e um apóstolo.
Embora houvessem outras mulheres em toda a Bíblia em posições de liderança, como profetisas, evangelistas, juízes, líderes, etc, as referências acima devem ser suficiente para estabelecer que as mulheres eram de fato uma parte vital e normal da liderança da igreja. As mulheres dos dias de Cristo eram geralmente ignorantes e, geralmente, só os homens foram privilegiados com uma educação. Devido a esta situação, quando a igreja se reunia as mulheres falavam alto do outro lado da sala e pediam aos seus maridos o significado de tudo o que estava sendo ensinado. Isso perturbava o culto. Por isso Paulo disse que durante o culto, “Mulheres, … fiquem quietas, e se você tem algo a pedir ao seu marido, espere até chegar em casa.” Por causa da nova igualdade que o cristianismo trouxe para as mulheres, pode ser que algumas delas estavam tomando a liberdade longe demais, ao ponto de ser desagradáveis.
Os escritos de Paulo são às vezes mal compreendidos hoje, porque nós não sabemos todos os detalhes que o levaram a escrever como ele o fez. Devemos confiar no Espírito Santo, e o resto do testemunho das Escrituras para interpretar corretamente e aplicar isso em nossa vida cotidiana. A Escritura deve sempre ser comparada com outra Escritura e o contexto levado em consideração. Mesmo nos dias de Paulo, havia aqueles que tentaram torcer o significado de suas palavras.
“ - … suas (Paulo) epístolas contêm algumas coisas que são difíceis de entender, que os indoutos e instáveis torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria destruição” (2 Pedro 3:16).
Em conclusão, é justo dizer que vemos claramente nas Escrituras, na história da igreja e na unção sobre eles que, as mulheres eram capazes de cumprir todas as posições dos cinco chamados ministeriais; apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.
              Deus quer usar qualquer pessoa que se renda ao Seu Espírito, independentemente do sexo da pessoa ou das suas capacidades.
              Nosso problema é que temos que saber que existem regras para o homem carnal e regras para o homem espiritual. Então, devemos discernir quando aplicar a Escritura apropriadamente em cada situação. Somos exortados em 2 Timóteo 2:15:
“ - Procura apresentar-te a Deus aprovado, um obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”


Conclusão

Em conclusão, leia a promessa do profeta Joel. Esta profecia foi inicialmente cumprida no Pentecostes, e como nos aproximamos do fim, podemos esperar vê-la cumprida em medidas ainda maior nos dias de hoje. Atos 2:17-21.
“ - E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão";


Sejam abençoados na prática da Palavra. Jesus é Senhor!

Pra. Joyce Meyer
Pra. Sara Sheeva
Pra. Darlene  Zchech

Miss. Edméia Williams


Que Deus abençoe todas as mulheres guerreiras que amam e lutam pela igreja do Senhor na terra!
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário