segunda-feira, 22 de maio de 2023

Essa mensagem traz alegria em meio às lutas

Texto: 1 Pedro 1: 3-5
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós 5 que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo,

Pedro escreveu sua primeira carta num contexto onde a igreja estava sendo perseguida. Muitos cristãos estavam morrendo por testemunharem Cristo com as suas vidas. Em meio a tantos percalços, o apóstolo traz pontos óbvios para todos nós. Porém, eles são de fundamental importância para fortalecer a nossa fé em meio aos problemas da vida.
Por mais que passamos por lutas e provações, fomos regenerados por Jesus. Ele nos deu uma viva esperança. Há uma herança que não perece e não se altera reservada para nós. Por mais que pareça não haver mais solução, Pedro nos lembra que somos protegidos pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação. Nenhum problema é maior do que o nosso Deus.
Doenças, adversidades, perdas, aflições, lutas, decepções, tristezas e perseguições podem aparecer a qualquer momento para nós. Porém, essa mensagem nos alegra: Tudo o que vivemos aqui nessa terra não é nada se comparado com a gloria que nos está reservada. Permaneça fiel ao Senhor. Tudo isso é passageiro e o Deus que fez grandes prodígios relatados na bíblia continua sendo o mesmo. Nele não há mudança nem sombra de variação.
Nos laços do Calvário,

Métodos empregados para transmitir as Boas Novas

 



A igreja cristã procura fazer discípulos pela proclamação das boas novas da Bíblia. Como o antigo profeta Ezequiel, a igreja cristã procura achar hoje os que “suspiram e gemem por causa de todas as coisas detestáveis que se fazem”.

“E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.” (Ez 9:4)

Um método bíblico que pode ser aplicado para alcançar os afligidos pelas condições atuais é ir de casa em casa levando a mensagem de salvação. As pessoas precisam conhecer o evangelho e isso só será possível se pregarmos a elas e leva-las ao conhecimento da verdade para serem libertas. Isso, é claro, exige esforço e dedicação regados de muito amor para que este trabalho seja eficiente e se tenha bons resultados.



“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros;” (1Jo 3:11)

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos irmãos”. (1Jo 3:16)

“Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou”. (1Jo 3:23)

Fazendo assim, teremos um empenho positivo em contactar o público, como Jesus fazia ao “viajar de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e declarando as boas novas do reino de Deus”. Seus primeiros discípulos faziam o mesmo. (Lc 8:1,2a; 9:1-6; 10:1-9)

“Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades”. (Lc 8:1,2a)  

Hoje, sempre que possível, como testemunhas de Cristo, deveríamos nos esforçar visitando cada casa diversas vezes por ano, procurando conversar com os moradores por alguns minutos sobre o assunto de interesse ou preocupação local ou mundial. Podem-se apresentar um ou dois textos bíblicos para consideração e, se o morador mostrar interesse, o crente pode programar voltar numa hora conveniente para uma pequena palestra. Seria interessante colocar á disposição Bíblias e publicações que explicam a Bíblia e, quando o morador desejar, realizar um estudo bíblico domiciliar gratuito. Se todos os cristãos e igrejas levassem isto a sério, aplicando estes métodos bíblicos, milhões de estudos bíblicos seriam realizados regularmente com pessoas ou famílias em todo o mundo! Que grande benefício seria para o reino de Deus.
A mulher samaritana levou as boas novas para as pessoas de sua cidade, anunciando Jesus como o Cristo (Messias Ungido) salvador e teve grande êxito na pregação do evangelho!
Veja o que diz o texto de Jo 4:28-30:

“Quando a mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.”

Que atitude louvável desta mulher porém, são poucos os que se colocam a disposição da obra de pregação, anunciando as boas novas de salvação. Veja o que Jesus diz em          Mt 9:37,38;

“E, então, se dirigiu aos discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”

Jesus admoesta a todos os cristãos a estarem sempre conscientes de que os perdidos têm uma alma eterna, de valor incalculável, e que terão que passar a eternidade no céu ou inferno, e que muitos poderão ser salvos se alguém tão somente lhes anunciar o evangelho.
Outro modo pelo qual “as boas novas da salvação” são transmitidas para as pessoas é através de reuniões realizadas nas igrejas locais. Ali os cristãos se reúnem semanalmente. Uma das reuniões importantes de uma igreja é o “culto de Estudo Bíblico” (Doutrina), onde se ensinam de modo sistemático todos os fundamentos da fé cristã. A pessoa tem a oportunidade de conhecer e aprender a palavra do Senhor e adquirir uma fé viva.
A Bíblia nos afirma que “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e se torna galardoador dos que o buscam”. (Hb 11:6)
Temos que nos aproximar de Deus com o coração aberto, buscar sua presença e acreditar na sua palavra. A palavra nos ajuda a ter fé.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Rm 10:17)

A palavra de Deus iluminada pelo Espírito Santo é a única maneira verdadeira de transformar o coração humano. A salvação pela fé é uma ocasião específica, enquanto a renovação da mente pela palavra é um processo contínuo. O discípulo se devota a Palavra de Deus para ser transformado em uma pessoa santa iluminada como Cristo e radicalmente diferente do mundo. Os discípulos espirituais devoram a palavra de Deus, porque nela está a chave para um relacionamento mais dinâmico com o seu Senhor e uma maior disponibilidade para o Espírito Santo.
Precisamos ter fé e levar outras pessoas a terem fé.
Podemos resumir da seguinte maneira a palavra “Fé”:
“Acreditar na palavra de Deus sem duvidar e praticá-la”.



Outra reunião muito importante é o culto de “Escola Bíblica Dominical” onde a pessoa é discipulada pelo ensino da palavra e treinada para fazer a vontade do Senhor de forma eficaz.
Tanto nas reuniões de “Estudo Bíblico” como nas reuniões de “Escola Bíblica Dominical”, a pessoa tem a oportunidade de ter uma vida equilibrada tanto no conhecimento da palavra como na graça e no poder de Deus em sua vida. Veja o que a Bíblia diz:

“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.” (2Pe 3:18)

Seria interessante também, uma vez por semana, os irmãos se reunirem em casa, em pequenos grupos, para estudar a Bíblia. Isto também promoveria conhecimento e crescimento espiritual tornando os cristãos mais próximos uns dos outros, trazendo cumplicidade e “comunhão”.
A palavra grega para comunhão é “koinonia”, significando compartilhamento, uniformidade, associação próxima, parceria, participação, uma sociedade, uma comunhão, um companheirismo, ajuda contribuinte, fraternidade. Koinonia é uma igualdade ou uniformidade realizada pelo Espírito Santo. Em Koinonia (comunhão) o indivíduo compartilha o vínculo comum e íntimo do companheirismo com o resto da sociedade cristã. Koinonia une os crentes ao Senhor Jesus e uns aos outros.
Em todas estas reuniões ou cultos a “entrada é franca”.
Tais reuniões são proveitosas para todos. A Bíblia diz:

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia do Senhor se aproxima”. (Hb 10:23-25)

O estudo sistemático da Bíblia e a pesquisa quando feita de forma individual e particular, são necessários, mas reunir-se com outros é estimulante, pois “as pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro.” (Pv 27:17- Bíblia de estudo NTLH)



Como testemunhas de Cristo também temos que aproveitar bem as oportunidades de falas sobre as boas novas da salvação nos nossos contatos com os outros no dia-a-dia. Talvez seja trocando algumas palavras com um vizinho ou com outro passageiro no ônibus ou num avião, conversando mais extensamente com um amigo ou parente, ou colegas de trabalho, no intervalo do almoço. Quando Jesus estava na terra, grande parte do testemunho dado por ele foi assim – caminhando à beira-mar, sentado na encosta duma colina, tomando uma refeição na casa de alguém, comparecendo a uma festa de casamento ou viajando num barco pesqueiro, no mar da Galiléia. Ele ensinava nas sinagogas e no templo em Jerusalém. Onde quer que se encontrasse, achava oportunidades para falar sobre o Reino de Deus, trazendo boas novas de salvação.
Como “Igreja do Senhor”, temos que nos empenhar em seguir as pisadas do mestre também neste sentido.

“Portanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos.” (1Pe 2:21)

A Bíblia ainda diz:

“Tem cuidado de ti mesmo e doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (1Tm 4:16)

“Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm 4:2)

Que Deus abençoe a todos!!!
Graça e Paz

sexta-feira, 12 de maio de 2023

ROTEIRO DE PLANTAÇÃO DE VIDAS

 Texto: “ – Não dizeis: Ainda há quatro meses para a ceifa? Eu vos digo: Erguei os vossos olhos, e vede os campos! Já estão branco para a ceifa.” (João 4:35)

“ – E digo isto: O que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia com fartura, com fartura também ceifará.” (2 Coríntios 9:6)
“ – Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” (Mateus 28:19,20)

INTRODUÇÃO
Um provérbio chinês nos lembra :
“se sua visão é para um ano, plante trigo;
se sua visão é para uma década, plante árvores; se sua visão é para toda a vida, plante pessoas”.
 Desde 2010, quando iniciamos a plantação da Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo, discernimos que nosso maior desafio seria “plantar pessoas”. Para alcança este desafio, seguindo orientação do Senhor, elaboramos um roteiro cujas linhas mestras seguem abaixo...

1º PARTE
1| PONTO DE PARTIDA
Duas grandes ordens de Jesus norteiam toda a nossa dinâmica comunitária:
1. Um grande mandamento:
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mt 22:37-40)

a) Amar a Deus de todo coração = ADORAÇÃO
b) Amar ao próximo como a si mesmo = MINISTÉRIO
2. Uma grande comissão:
 “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, por tanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco até a consumação do século” (Mt 28:18-20)
a) Ir e fazer discípulos de todas as nações= EVANGELIZAÇÃO
b) Batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo= COMUNHÃO
c) Ensinando-os a guardar todas as coisas ordenadas= DISCIPULADO
2| VISÃO
Trazer pessoas a Jesus e à membresia de Sua família vivenciada nos pequenos grupos familiares, capacitando-as a exercerem seus ministérios específicos, no poder do Espírito Santo, e a comunicarem relacionalmente Seu evangelho ao mundo para a glorificação do Pai.
Trazer pessoas a Jesus – evangelização
E a membresia da Sua família nos pequenos grupos (P.G.s) – comunhão
Capacitando-as a exercerem seus ministérios específicos – serviço
E a comunicarem relacionalmente Seu evangelho – discipulado
Para a glorificação do Pai – adoração

3| MISSÃO

Existimos para comunicar o amor de Deus através de relacionamentos (Evangelização de Rede)

4| VALORES

1. Adorar – celebrando a presença de Deus “Engrandecei o Senhor comigo e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Sl 34:3)
2. Comungar – integrando a família de Deus “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da de Deus” (Ef 2:19)
3. Discipular – educando o povo de Deus “Ide e fazei discípulos de todas as nações..... ensinando-os a guardar todas coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28:20)
4. Servir – demonstrando o amor de Deus “Nisto conhecerão  todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:35)
5. Evangelizar (Dar Testemunho) – proclamando a salvação de Deus “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8)
5| PROCESSO BÍBLICO - I Pe 2.1-9

A IGREJA APOSTÓLICA BATISTA TESTEMUNHAS DE CRISTO É UMA CASA ESPIRITUAL (v. 5)
1. AlicerceJesus Cristo = Pedra Viva (v. 4a)
Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa...” (v. 6)
2. Tijoloscrentes em Jesus = pedras vivas
“... Vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual” (v. 5)
3. Construção:
a) Assentamento dos tijolos: crença em Jesus como Salvador e Senhor
“Quem crer na Pedra não será envergonhado” (v. 6) “.... Crianças recém-nascidas” (v. 2)
“... experiência de que o Senhor é bondoso” (v. 3)

b) Colunas: Palavra = “desejai o genuíno leite para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (v. 2) Oração = “chegando-vos para Ele, a Pedra...” (v. 4)

4. Objetivo:
a) Adorar: “Sois casa espiritual para serdes sacerdócio santo....” (v. 5); “Sois sacerdócio real..” (v. 9)
b) Evangelizar: “Sois casa espiritual.... a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (v. 9)
c) Comungar: “Vós que antes não éreis povo, mas, agora, sois povo de
Deus” (v. 10)

6| PROCESSO COTIDIANO
A IGREJA APOSTÓLICA BATISTA TESTEMUNHAS DE CRISTO EDIFICA VIDAS SEGUINDO ETAPAS ESPECÍFICAS E INTERLIGADAS
1. Multidão = pessoas sem igreja
2. Comunidade = frequentadores da igreja
3. Membresia = membros da igreja
4. Comprometidos = membros maduros da igreja
     5. Núcleo = líderes da igreja


2º PARTE
PLANTANDO IGREJAS
Plantar Igrejas – O que é?
“Plantar Igrejas” é uma expressão estranha; são duas palavras que de primeira parecem não combinar uma com a outra. Desperta uma imagem de alguém espetando pequenos edifícios no chão. Infelizmente, muitas vezes imaginamos uma Igreja como um edifício, algo estático, que não está vivo. Entretanto, a Bíblia vê a Igreja como um organismo vivo, dinâmico e em crescimento. No idioma original da Bíblia, a Igreja não é um edifício, e sim pessoas; uma “assembleia dos santos”. Se começarmos a ver a Igreja como uma célula – um organismo vivo capaz de crescer e de se reproduzir – torna-se muito mais fácil para os cristãos visualizarem a ideia de eles próprios plantarem Igrejas. De fato, até compreendermos que plantar ou começar uma Igreja é uma parte natural e normal do que significa ser discípulos de Jesus, os cristãos nunca serão capazes de cumprir o mandamento de Jesus de “fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:18-20).
Plantar Igrejas – Um Padrão Apostólico
A expressão “plantar Igrejas” não se encontra na Bíblia, mas é usada pelos cristãos para descrever o processo encontrado nas Escrituras mediante o qual as Igrejas começam. O Apóstolo Paulo é um excelente exemplo de um plantador de Igrejas. Se olharmos para os passos que ele percorreu para plantar Igrejas, observamos este padrão:
·            Ele orou, jejuou e foi guiado pelo Espírito Santo (Atos 13:1-2, 4; 16:6, 9)
·            Foi enviado por outro grupo de crentes (Atos 13:3)
·            Juntou-se a outros crentes (formou equipes) para originar Igrejas (Atos 13:2; 15:36-16:3-5)
·            A equipe viajava para locais novos onde Jesus não era conhecido (Atos 13:4, Romanos 15:20)
·            Proclamavam a Palavra de Deus e ensinavam as Boas Novas de Jesus (Atos 13:5; 14:21)
·            Faziam milagres para que as pessoas acreditassem (Atos 13:9-12; 14:8-10)
·            As pessoas acreditavam em Jesus (Atos 13:48)
·            A Palavra de Deus continuava a espalhar-se (Atos 13:49)
·            Viajavam para outro lugar novo para plantar mais Igrejas (Atos 14:1, 6, 20,21)
·            Regressavam para fortalecer e encorajar os discípulos em cada lugar (Atos 14:22)
·            Elegiam líderes em cada Igreja e os comprometiam ao Senhor (Atos 14:23)
·            Regressavam à sua Igreja original para relatar o seu trabalho (Atos 14:26-28)
Alguns aperfeiçoaram este processo de plantar igrejas ao identificarem cinco (5) áreas principais do seu ciclo ou continuidade: 1) oração e formar uma equipe eficaz; 2) evangelismo; 3) discipulado; 4) formação e envio de líderes; 5) cuidado vigilante enquanto o plantador da Igreja aconselha periodicamente a nova liderança. A base para plantar Igrejas de uma forma eficaz é confiar a nova Igreja ao cuidado de líderes locais o mais depressa possível, evitando assim uma dependência pouco saudável no plantador da Igreja.

Plantação de Igrejas – Já não temos igrejas suficientes?
Muitos resistem à ideia de plantar Igrejas por argumentarem que há muitos locais onde há praticamente uma Igreja em cada esquina. Outros dizem que já há demasiadas denominações.
Isso pode ser verdade numa determinada zona, mas devemos lembrar-lhes de que há imensas populações e grupos de pessoas por todo o mundo onde os grupos cristãos locais (Igrejas) são quase inexistentes. Devemos também recordar que, quando falamos em Igreja, não estamos falando de edifícios ou de expansão organizacional, mas sim de pequenos grupos de crentes, reunindo-se como casa (Pequenos Grupos e  Igrejas Domésticas) ou Igrejas simples. Essas Igrejas tornam-se parte do corpo de Cristo na sua vizinhança. Estudos revelam que plantar Igrejas é a maneira mais eficaz de ver frutos duradouros de evangelismo ao criar discípulos vitalícios do Senhor Jesus Cristo.



| CONCLUSÃO
A Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo é um sonho nascido no coração de Deus, transferido ao meu e ao de minha esposa por meio de sinais claros emitidos em oração, na Palavra (Atos 1:8) e através de diversas circunstâncias que deixaram-nos com a absoluta certeza de que, apesar das nossas limitações, Deus, em Cristo Jesus – Senhor da Igreja, haveria de edificar uma comunidade cristã que cresce: calorosa por meio do companheirismo, intensa por meio do discipulado através dos Pequenos Grupos, Igrejas Domésticas e discipulado um a um, forte por meio da adoração, ampla por meio do ministério, e numericamente por meio do evangelismo e do discipulado. Nossa convicção é que Jesus, o Bom Pastor, já tem as ovelhas preparadas  para integrar através da semente lançado no campo, esta que é uma das expressões do Seu aprisco – a Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo. Se você sente o Seu chamado para tornar este sonho uma realidade, junte-se a nós, conheça e reparta a visão para a honra e glória do Cristo!


“O Espírito do Senhor Jeová estará sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, e proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; e apregoar o ano aceitável do Senhor...” ( Isaías 61:1,2 a)

DEUS ABENÇOE!


Igreja Apostólica Batista Testemunhas de Cristo: Uma Igreja Cristã Evangélica Apostólica a serviço do Rei Jesus.
“ – Amamos a Deus, amamos as pessoas, e queremos anunciar o Seus Reino e levar a Sua justiça a todos."
Nossão Missão é: Discipular, Batizar e Ensinar (Mateus 28:19,20)                 
Nosso Tema é: Santidade, Oração, Adoração e Discipulado!

VOCÊ É UMA TESTEMUNHA DE CRISTO?

 " - Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi, para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."  Isaías 43:10

" - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria até os confins da terra." Atos 1:8


Testemunha é a pessoa que viu ou ouvia alguma coisa e que é chamada para depor sobre isto. Fomos convocados a falar a cerca de Jesus sobre as transformações de vida que presenciamos, os milagres que desfrutamos e maravilhas que escutamos sobre ele. Ninguém foi convocado pra ficar calado e nem manter sigilo sobre as bênçãos recebidas. Cumpra seu papel de testemunha falando ao mundo sobre tudo o que Deus faz na sua vida. O relato de uma testemunha nos julgamentos por diversas vezes é fundamental na absolvição ou condenação de um réu.  
 . No caso da salvação de almas a Bíblia nos lembra disto. 
“ - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)
Ao testemunhar a cerca de Cristo, com nossos lábios e atitudes, estamos tentando convencer as pessoas a aceitarem Jesus Cristo como Salvador, e quando fazemos isto, livramos almas da condenação eterna. Nosso testemunho é indispensável na conquista de vidas para Cristo.
Testemunhar é uma forma eficaz de evangelizar. O apóstolo Paulo, considerado o maior missionário da igreja primitiva, conta que recebeu de Deus a chamada para ser ministro e testemunha.
“ - Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;” (Atos 26:16)
“ - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (I Corintios 11:1)
Vamos seguir o exemplo de Paulo, e ser testemunhas de Cristo dentro das nossas igrejas, no meio de nossos familiares e amigos, na faculdade, no trabalho e em todos os locais onde nossos pés pisarem.
Somos convocados para ser Testemunhas de Cristo, embora, muitos cristãos se esqueçam disto. Você sabe o que é ser Testemunha? Qual a importância de desempenhar bem este papel ? A mensagem de hoje é uma reflexão que nos chama a responsabilidade de cumprir nossa missão.


Deus te abençõe em Cristo!!!

quinta-feira, 11 de maio de 2023

A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊ HOJE

  Antes do dilúvio, Jeová usou Noé, “pregador da justiça”, para avisar a respeito da vindoura destruição e para indicar o único lugar de segurança, a arca. ( 2 Pedro 2:5; Hebreus 11:7)

Como nos dias de Noé, os dias atuais seguem o mesmo caminho de perdição mas a vinda de Cristo será idêntica!
“ – Como nos dias de Noé, assim será também na vinda do Filho do homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos   -  assim será também a vinda do Filho do homem”. (Mateus 24:37-39)






A vontade de Deus é que você e eu e todos os que acreditam em Deus e na sua palavra faça agora uma obra de pregação similar, com dedicação e perseverança. Jesus predisse a respeito do nosso tempo:
“ – Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos...ensinando  a guardar todas as coisas que vos tenho mandado...”(Mateus 28:19a,20a)

A Bíblia ainda diz:
“ – Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15)
“ –  E em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”. (Lucas 24:47)

A Palavra de Deus é poderosa, e quando à pregamos, multidões se convertem a Cristo!
“ – A multidão dos que criam no Senhor, tanto de homens como de mulheres, crescia cada vez mais”. (Atos 5:14)




Outros precisam saber das mesmas coisas que você aprendeu a respeito dos propósitos de Deus, para que possam vencer este mundo corrompido e viver para sempre.
“ – Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3)
 – Também sabemos que o Filho já veio, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro. E estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (1 João 5:20)



O Espírito Santo guiará você em toda a verdade...
“ – Mas quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade. Não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. (João 16:13)

...e convencerá  as pessoas.
“ – Quando ele vier,convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. (João 16:8)

Não se sente movido de coração a ter participação em transmitir a outros esse conhecimento vitalizador que traz conversão, salvação e vida eterna?
Siga o exemplo de Cristo. Ele não esperou que as pessoas viessem a ele, mas foi a procura dos que queriam escutar a mensagem do Reino. E ele ordenou a seus seguidores – a todos eles – que fizessem o mesmo. (Mateus 28:19; Romanos 10:10-15)

A Bíblia ainda diz:
“ – Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam, e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus”. (Atos 4:13)

Quando pregamos, anunciamos boas novas, paz e salvação.
“ – Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina”! (Isaías 52:7)

Seguindo o exemplo e a ordem de Cristo, os cristãos primitivos visitavam as pessoas em suas casas anunciando o evangelho.
 – Quando entrar numa casa, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não, voltará para vós”. (Lucas 10:5,6)

apóstolo Paulo cumpriu este trabalho.
“ – Sabeis que nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e nas casas”. (Atos 20:20)

Isto é um grande desafio para a igreja, mas é o meio principal pela qual verdadeiros cristãos podem realizar este ministério glorioso em nossos dias.
Fazer esta obra exige fé e coragem. Satanás e o mundo tentarão impedi-lo, assim como tentaram fazer com que os cristãos primitivos parassem de pregar. (Atos 4:17-21; 5:27-29,40-42)
“ – Chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem no nome de Jesus”. (Atos 4:18)
“ – E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus, o Cristo”. (Atos 5:42)

Mas não precisa temer. Jeová apoiou e fortaleceu aqueles primitivos cristãos e fará o mesmo por você hoje.
“ – Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão”.(2 Timóteo 4:17)

Portanto, tenha coragem! Prove que realmente ama a Deus (Pai, Filho, Espírito Santo) e seus semelhantes por ter uma participação plena na obra de pregação e ensino, que salva vidas. (1 Coríntios 9:16)
“ – Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.(1 Timóteo 4:16)

Jeová  não se esquecerá de seu trabalho, mas o recompensará ricamente.
“ – Deus não é injusto; ele não se esquecerá da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, pois servistes e ainda servis aos santos”. (Hebreus 6:10)

Não há nada de real valor que este mundo possa oferecer, portanto, nunca pense que você está perdendo alguma coisa por dar-lhe as costas. “ Lembrai-vos da mulher de Ló”, disse Jesus (Lucas 17:32). Depois que ela e sua família  fugiram de Sodoma, ela olhou desejosa das coisas que tinham deixado para trás. Deus viu em que se fixava seu coração, e ela se tornou uma estátua de sal”. (Gênesis 19:26)
Não seja igual a esposa de Ló! Mantenha seus olhos fixos no que está à frente, na “verdadeira vida” na nova ordem justa de Deus – a vida eterna.
“ – Que acumulem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna”. (1 Timóteo 6:19)




Queridos, espero que este pequeno estudo venha edificar você. 
Fica na paz!