quinta-feira, 9 de novembro de 2023

O Espírito Santo: força ativa de Deus ou terceira pessoa da Trindade?

 Olá irmãos, que a Graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês! É uma alegria estarmos juntos neste estudo, onde vamos explorar as verdades da Bíblia e refletir sobre como elas se aplicam às nossas vidas hoje. Vamos mergulhar em profundidade na palavra de Jeová e buscar uma compreensão mais profunda de seu amor e propósito para nós como seus filhos. Acreditamos que esta jornada de descoberta espiritual será uma benção para você, e oramos para que, ao final do estudo você se sinta mais conectado com Deus e sua fé. Não esqueça de deixar um comentário, se inscrever no blog e compartilhar com o maior número de pessoas, para que juntos possamos levar a palavra de Jeová-Deus a mais pessoas. Neste estudo, estaremos falando sobre um assunto muito importante para a verdadeira igreja de Cristo na terra: 

O Espírito Santo: força ativa de Deus ou terceira pessoa da Trindade?

O texto de João 14 e versículos 16 e 17 e 26 nos ensina de forma clara e direta: " - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."

 Ver também Salmo 139 e versículos 7 a 10. 

Não somente o Pai e Filho têm sido alvos da incompreensão dos homens, mas também o Espírito Santo. Até mesmo alguns grupos religiosos, que se dizem cristãos, negam ser o Espírito Santo uma pessoa divina, supondo ser Ele mera influência emanada de Deus. Vamos acompanhar as referências bíblicas a respeito da personalidade do Espírito Santo: 

O Espírito Santo criou o homem: 

Gênesis 1 e versículos 26 e 27 que diz: " - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou." 

Compare com Gênesis 2 e versículo 7, que diz: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente. 

E também Jó 33 e versículo 4 que diz: O Espírito de Deus me fez, o sopro do Todo-poderoso me dá vida.

 E também Salmo 104 e versículo 30 que diz: Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. 

A Bíblia nos ensina claramente ser o Espírito Santo uma pessoa, pois, Ele tem atributos especiais: 

Ele fala: Atos 13 e versículos 2 e 3 diz: E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 

Ele se entristece: 

Efésios 4 e versículo 30 diz: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 

Ele tem vontade própria: 

Primeira a Coríntios 12 e versículo 11 diz: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 

Ele ensina: 

João 14 e versículo 26 diz: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. 

Ele convence: 

João 16 e versículo 8 diz: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 

Esses atributos caracterizam o Espírito Santo como uma pessoa!

 A Bíblia também nos mostra o Espírito Santo como sendo Onipotente ou tendo Todo o Poder: Está escrito em:

Romanos 8 e versículo 11: E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 

E também Jó 33 e versículo 4 que diz:O Espírito de Deus me fez, e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. 

Ele é Onipresente:

Salmo 139 e versículos 7 à 10 diz: Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?

Se subir ao céu, lá tu estás, se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 

Ele é Onisciente:

Primeira a Coríntios 2 e versículos 9 e 10, diz: Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 

Mas Deus nô-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 

Ele é eterno: 

Hebreus 9 e versículo 14 diz: Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Com todas essas virtudes e atributos que nos deixa claro ser o Espírito Santo uma pessoa divina, a Bíblia ainda afirma que Ele é Deus!

Atos 5 e versículos 3 e 4 diz: Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Se Ele fosse uma força ativa não seria citado no batismo ordenado por Jesus: 

Mateus 28 e versículo 9 diz: Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Paulo também o citou na benção apostólica: 

Segunda a Coríntios 13 e versículo 13 diz: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém! 

Enfim, a Bíblia ainda afirma que Ele é uma pessoa diferente do Pai, e do Filho, porém, os três juntos formam um único e mesmo Deus! Três pessoas diferentes mas com a mesma essência divina. 

Primeira a João 5 e versículo 7 diz: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo, e estes três são um.

 Concluímos que : 

a Bíblia nos ensina claramente que Ele, o Espírito Santo, é uma pessoa divina com atributos especiais, como falar, ter vontade própria e ensinar. Além disso, o Espírito Santo é onipotente, onipresente, onisciente e eterno, características que só podem ser atribuídas a Deus. A Bíblia afirma que Ele é uma pessoa diferente do Pai e do Filho, mas os três juntos formam um único e mesmo Deus. Este estudo nos leva a refletir sobre a natureza de Deus e a importância de compreendermos corretamente a terceira pessoa da Trindade.

Chegamos ao final deste estudo e esperamos que tenha sido uma benção para vocês. Que as verdades que exploramos hoje possam encontrar um lugar em seus corações e que vocês possam aplicá-las em suas vidas diárias. Lembre-se sempre que Jeová Deus está sempre presente, e seu amor e graça nos acompanham onde quer que vamos. Agradecemos a todos que nos acompanharam nesta jornada e esperamos que vocês possam compartilhar essas verdades com aqueles que vocês amam. 

Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre com vocês! Até o próximo vídeo.